Venda de livros importados

Victor I. Stoichita

Editora: KKYM

Autor: Victor I. Stoichita

Ano: 2016

ISBN: 9789899939363

Categoria: Artes

Descrição: Livro novo, importado, em estoque. Neste ensaio, Victor I. Stoichita segue o percurso de um tema central da cultura visual do ocidente e um dos desafios técnicos e simbólicos mais persistentes da história da arte e das imagens: a representação e o significado das sombras. A representação da sombra é tão antiga quanto a própria arte. Já na lenda inaugural de Plínio, o Velho, se conta que uma jovem rapariga traçou sobre um muro a sombra do homem que amava, antes que ele partisse para uma longa viagem. Esta narrativa é significativa da dialéctica da presença/ausência na qual se traduzem as subtis relações entre a necessidade das imagens e a expressão das emoções, manifestações próprias do desejo e da condição humana. Ao considerar os fundamentos da sombra, desde a Antiguidade grega até à contemporaneidade, ao interpretar os mitos clássicos e a concepção medieval e renascentista, ou ainda, os contos populares e de fadas, ao percorrer os textos de Cennini e Vasari, de Lavater e de von Chamisso, ao analisar obras de van Eyck, Poussin, Malevich, de Chirico, Picasso e Warhol, mas também o cinema expressionista alemão, a fotografia e a psicologia infantil, o autor interpreta não só uma vasta iconografia da sombra, e a história dos princípios fundadores da arte - através da figura do autorretrato, da silhueta e do duplo -, como também os processos subjetivos da identidade e da alteridade dos indivíduos. Em contraposição ao estado do espelho de Lacan, emerge assim um estado da sombra que configura na presença carnal e no desaparecimento da figura nas artes a irrefutável e evanescente presença do corpo, sintomática da sua condição imaterial e psíquica. TRAD.: R. P. Cabral, Lisboa, KKYM, 2016. ISBN 9789899939363. SOBRE O AUTOR: Victor I. Stoichita (n 1949), romeno por nascimento, historiador de arte por Roma, doutor em Paris, é titular da cadeira de História da arte moderna e contemporânea da Universidade de Friburgo, Suíça. À sua formação multi-cultural e multilinguística desempenha um papel fundamental na consideração dos diversos procedimentos hermenêuticos e críticos que desenvolve. Os seus diversos livros e ensaios, dedicados à singularidade de temáticas centrais da arte ocidental, tem contribuído de forma decisiva para um método plural de análise da experiência visual. A história da arte, a filosofia e a antropologia concorrem para destacar dinâmicas de permanência e de transformação que constituem o mundo contraditório das imagens. É autor de Llnstauration du tableau (Droz, 1999, 2a ed.), O Efeito Pigmalião: Para uma antropologia histórica dos simulacros (trad. pt. KKYM, 2011) e, mais recentemente, LEffet Sherlock Holmes. Variations du regard de Manet à Hitchcock (Hazan, 2015), entre outros títulos, traduzidos em diferentes línguas.

R$315,45

12x de R$30,50 Ver mais detalhes
Entregas para o CEP:
Frete grátis a partir de Meios de envio
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo
Logo